🔴 [AO VIVO] BRASIL PSI: Qualificando a profissão [Episódio 2]

No processo de democratização vivido pelo Brasil, desde o fim da ditadura, cresceu a demanda da sociedade por contribuições da Psicologia. Ficou claro que era preciso ampliar a presença da profissão na sociedade, e isso incluía ampliar o mercado de trabalho. Mas não ampliar de qualquer jeito. Era preciso garantir, ao mesmo tempo, ampliação de qualidade na atuação profissional. Para isso foi preciso articular esforços de muitas organizações da Psicologia.

O aprimoramento da prática profissional, portanto, foi também um dos eixos do projeto do Compromisso Social da Psicologia, que norteou esses acontecimentos da virada do século. Foram muitas realizações que marcaram a virada do século: 1) proteção e aprimoramento dos instrumentos de trabalho; 2) política editorial voltada ao aprimoramento de práticas e debate sobre o contexto de sua aplicação, 3) apoio à divulgação dos periódicos científicos da área, 4) regulamentação de práticas que vão desde o registro das ocorrências no atendimento em clínica até a definição de que profissionais da psicologia deviam combater racismo, 5) reconhecimento e credenciamento de profissionais especialistas, 6) programação de eventos voltados sobre os temas contextuais à prática e à formação profissionais, 7) mecanismos de facilitação do acesso ao conhecimento produzido nas universidades (como a Biblioteca Virtual e os Congressões), 8) chegando à criação de um centro de referência para as práticas em política públicas, 9) adequação do próprio Código de Ética às novas relações da Psicologia com a sociedade.

Foi preciso também destacar a necessidade de rigor com os testes psicológicos. Testes são uma referência importante na profissão (há poucos meses, correu na Psicologia uma denúncia enganadora e apócrifa de que o atual CFP não cuidava dos testes. Mesmo não sendo grande o número de profissionais que os utilizam, essa fake news correu o país de forma acelerada).

Leia a íntegra aqui:

https://gustavoconde.blogspot.com/2021/09/a-profissionalizacao-da-psicologia-no.html

#BrasilPsi
#Psicologia
#CondeNaTVT

📌 Fortaleça a TVT e a Rádio Brasil Atual! Manda um Pix. Chave: [email protected]
🔔 Inscreva-se, ative o “sininho” e receba os conteúdos da TVT 📱 Seja membro do nosso canal! Veja como: https://bit.ly/2VT0hI0

You May Also Like