Conde na TVT: Esquerda em transe, com Renato Tapajós e Carlos Alberto Mattos

Convidado:

Renato Tapajós é escritor e cineasta. Dirigiu os documentários Universidade Em Crise, de 1966; Um Por Cento, de 1967; e Vila da Barca, de 1968 – ganhador do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional do Filme de Leipzig, na Alemanha.

Em 1968, ingressa na clandestinidade e na luta armada. É detido e passa cinco anos na prisão, onde sofre tortura. Essas experiências resultam no romance Em Câmera Lenta, lançado em 1977, pelo qual é preso novamente durante um mês por incitação à subversão, processo pelo qual, posteriormente, responde em liberdade.

Em 1982, realiza o documentário Linha de Montagem, sobre o então efervescente movimento sindicalista no ABC paulista.

Em 2006 lançou as novelas infantojuvenis Carapintada, A Infância Acabou e Queda Livre.

Debatedor:

Carlos Alberto Mattos é jornalista, escritor, pesquisador e crítico de cinema desde 1978. Escreveu para Tribuna da Imprensa, IstoÉ, O Pasquim, Jornal do Brasil, Estadão, O Globo e editou o DocBlog, sobre a produção de documentários. Foi presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e participou do júri da crítica nos festivais de Veneza, Berlim, Moscou e Amsterdã, entre outros. É autor de diversas obras, entre elas Cinema de fato: anotações sobre documentário (Jaguatirica, 2016), Walter Lima Jr.: viver cinema (Casa da Palavra, 2002), Maurice Capovilla: a imagem crítica (Coleção Aplauso, Imprensa Oficial do Estado SP, 2006), Vladimir Carvalho: pedras na lua e pelejas no planalto (Coleção Aplauso. Imprensa Oficial do Estado de SP, 2008). Edita o blog carmattos.

Mediador:

Gustavo Conde, mestre em linguística pela Unicamp, jornalista e membro honorário do Grupo Prerrogativas.

You May Also Like