Lula e Paulo Freire: dois educadores além de seu tempo

Abertura Lula Day 2021

O Canal do Conde abre os trabalhos para o Lula Day 2021 – neste dia 18.07 – e celebra o centenário de Paulo Freire. O evento, que promove o legado de Luiz Inácio Lula da Silva, é uma iniciativa de ativistas e acadêmicos de todo o mundo.

Gustavo Conde conversa com dois colegas e estudiosos de Freire, o italiano Paolo Vittoria, jornalista do Il Manifesto e professor da Universidade Federico II de Napoli, e Eduardo Vianna, da CUNY (City University of New York).

O bate-papo entre os três educadores abordará o caráter revolucionário de Freire e de Lula que, através da transformação do pensamento crítico e da coragem de democratizar o acesso à educação, destacou o Brasil no palco global da produção intelectual e inclusão social.

Seguindo sua programação anual, o Lula Day realiza atividades com temas relacionados à trajetória de Lula e aos direitos humanos, e traz personalidades diversas; o encerramento ocorre no dia 27.10, aniversário do ex-presidente.

Convidados

Eduardo Vianna é professor da CUNY (city university of new york) no LaGuardia community college (psicologia) e no Graduate Center (programas de psicologia do desenvolvimento e educação urbana). Reside em NYC há mais de 20 anos. É PhD em psicologia pelo Graduate Center-CUNY e se formou em medicina pela UFF, onde fez residência em psiquiatria infantil. Vianna ainda é editor chefe da revista Outlines Critical Practice Studies, sediado na Academia da Biblioteca Real da Dinamarca. É um dos fundadores do coletivo BRADO-NY que se formou durante o período do golpe de 2016.

Paolo Vittoria é professor de Pedagogia da Università Federico II di Napoli – Itália. De 2011 até 2017 foi professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação e no Departamento de Fundamentos da Educação. É licenciado em Letras – Università degli Studi di Napoli Federico II UNINA (2002), Doutor em Pedagogia da Formação – Università degli Studi di Napoli Federico II – UNINA – (2008); Pós-Doutor em Políticas da Educação – Universidade Federal Fluminense – UFF – Rio de Janeiro (2010).

You May Also Like